-
Arquitetos: Archihood WXY
- Área: 360 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Swan Park
-
Fabricantes: Dowin Polycam
Movimento na quietude - O nome "Suum Urban" foi escolhido pelo casal de clientes desde a concepção deste projeto. O nome remete a versão urbana do café "Suum" operado por seus pais em frente a uma reserva, fora de Cheonan. Em nossa primeira reunião com os clientes, visitamos o café dos pais, localizado em meio à natureza, com vista para as montanhas e a água circundante. Em contraste, o novo projeto está no meio da cidade, diante de uma movimentada rua. Apesar do pouco tráfego de pedestres e da mistura de casas e lojas em pequena escala, proporcionando uma sensação de marginalização, respeitamos a coragem do casal cliente ao abrir um café neste local.
Para superar o desafio do tráfego de pedestres escasso e intenso tráfego de veículos na rua principal, buscamos maximizar a visibilidade do estabelecimento para os transeuntes. Desta forma, decidimos criar uma fachada frontal simples, oposta aos edifícios comerciais vizinhos, que se destacam por grandes placas. Optamos por adicionar apenas alguns pontos na fachada frontal, evitando elementos externos.
Projetamos um edifício retangular de concreto aparente com folhas duplas de policarbonato voltadas para a rua, janelas até a altura dos joelhos e pequenas fendas para permitir vislumbres do interior. Surpreendentemente, as folhas de policarbonato geraram efeitos inesperados, transformando as luzes deslumbrantes ao redor em algo misterioso, refletindo ou transmitindo essa atmosfera para o interior.
Esperávamos que este lugar fosse misterioso, como se um novo mundo se desdobrasse ao entrar nele, empurrando a pesada porta sem nenhuma pista do interior. Ao cruzar a fronteira, os visitantes se deparam com um jardim no interior. Um pátio triangular, com árvores de bordo altas, rochas e plantas floridas, torna-se o ponto central do projeto.
Buscamos introduzir elementos naturais, como a floresta e o vento, neste bairro aparentemente desprovido de vida. O pátio, que varia com as estações, enriquece a aparência do local. Ao redor do pátio, no primeiro pavimento, inserimos uma longa mesa de concreto e um balcão, configurando o centro. Minimizamos decorações e utilizamos materiais de qualidade para que os visitantes possam apreciar o pátio e a suave luz do dia. Colunas de aço sustentam o telhado, configurando a estrutura para as janelas de vidro de dois pavimentos, enquanto o segundo pavimento parece flutuar no ar, maximizando a sensação de abertura em direção ao centro. Metade deste pavimento é ocupada por um terraço cercado por paredes de concreto, proporcionando um espaço ao ar livre. Ao anoitecer, sentado no deck de madeira no extremo leste, é possível contemplar o belo céu vermelho.
O Suum Urban assemelha-se a uma rocha gigante, aparentemente imóvel. No entanto, ao observar seu interior, percebe-se que o local é mais vibrante e dinâmico do que qualquer outro nas proximidades. Esperamos que as pessoas sintam serenidade por um momento e tenham uma experiência breve, mas preciosa, longe da agitação da rotina diária.